top of page

Indenização por danos morais

Foto do escritor: Portal Jusatualiza. Portal Jusatualiza.

Atualizado: 14 de jun. de 2023

Consultar um advogado online para saber informações acerca do direito a indenização por danos morais, pode ser fundamental para obtenção de êxito em eventual processo judicial.


INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS.

A indenização por dano moral é um direito assegurado a todos os cidadãos brasileiros e garantido pela Constituição Federal de 1988. Tem como finalidade reparar financeiramente os aborrecimentos e sofrimentos pelos quais uma pessoa passa em determinada situação, seja no trabalho, na escola, na rua ou em situações vivenciadas em seu cotidiano

Além de servir como uma espécie de "punição" para o ofensor, a indenização por dano moral também possui caráter educativo e reparativo, pois visa desestimular a ocorrência de ações semelhantes no futuro e amenizar o abalo causado pelo dano.


No entanto, surge a questão acerca do valor a ser concedido à pessoa ofendida e se é possível quantificar financeiramente um abalo psicológico. Para esclarecer essa questão, é necessário abordar o que pode ser considerado um dano moral e quais são os critérios utilizados para determinar o valor das indenizações nesses casos.

O dano moral ocorre quando uma pessoa tem sua honra, dignidade ou o psicológico afetado de alguma forma por ação ou omissão de outrem. Nessa situação, é necessário que a honra, a imagem ou a autoestima da pessoa sejam abaladas, para que seja possível se discutir na justiça a possibilidade de indenização.

No ambiente de trabalho, esse tipo de situação é bastante comum. Vale ressaltar que, quanto maior for a repercussão da ofensa moral, mais grave pode ser considerado o dano. Dessa forma, é possível observar que pessoas renomadas e famosas tendem a receber uma indenização de valor mais elevado.

Quanto ao valor da indenização, cabe ao juiz responsável pelo caso avaliar as circunstâncias em que o dano ocorreu e determinar a quantia adequada para reparar o sofrimento vivenciado pela vítima. Nesse processo, o juiz levará em consideração não apenas a extensão do dano, mas também a possibilidade econômica da parte ofensora, buscando um equilíbrio entre as necessidades e as possibilidades.

A fixação do valor da indenização sempre foi uma tarefa complexa para o juiz, pois a decisão judicial deve ser fundamentada nos princípios da razoabilidade e proporcionalidade. O objetivo é estabelecer uma condenação que não seja nem insignificante, nem excessiva, mas sim um valor razoável para amenizar o dano sofrido, levando em consideração as circunstâncias do caso concreto.


Consultar um advogado online para saber informações acerca do direito a indenização por danos morais, pode ser fundamental para obtenção de êxito em eventual processo judicial.




Comments


bottom of page