top of page

Como abrir um processo contra uma empresa

Foto do escritor: Portal Jusatualiza. Portal Jusatualiza.

Atualizado: 28 de mai. de 2024

Saber como abrir um processo contra uma empresa é fundamental para garantir os direitos trabalhistas e recuperar eventuais danos sofridos. Se o seu caso é sobre direito do consumidor também vai precisar reunir as informações relevantes, buscar a ajuda de um advogado especializado. Com paciência e confiança, é possível obter uma decisão justa e recuperar o que é devido.






Como abrir um processo contra uma empresa

Quando um trabalhador, ou um consumidor se sente lesado em seus direitos, é importante que ele saiba como agir para recuperar o que é devido. Para isso, existe a possibilidade de processar a empresa na qual trabalha ou trabalhou, ou processar a empresa que tenha lhe fornecido algum produto/serviço. As razões para uma ação trabalhista ou ação consumerista estão previstas nas normativas legais que regulamentam as relações entre empresa e colaborador, como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e o código de defesa do consumidor que também regulamenta os direitos dos consumidores.


No entanto, muitas pessoas ficam em dúvida sobre como proceder para abrir um processo contra uma empresa. É compreensível, já que o processo pode parecer complexo e intimidador. Mas é importante saber que existem passos claros a seguir, e que é possível contar com a ajuda de profissionais especializados.


O primeiro passo para abrir um processo é reunir todas as informações relevantes, como contratos de trabalho, comprovantes de pagamento, e-mails e mensagens que possam comprovar a existência de irregularidades ou violações dos direitos trabalhistas ou direitos consumeristas. Com essas informações em mãos, é possível buscar a orientação de um advogado especializado em direito trabalhista, que irá analisar o caso e orientar sobre as melhores opções.


É importante lembrar que o processo trabalhista pode levar algum tempo para ser concluído, e que é fundamental ter paciência e confiar no trabalho do advogado. Já o processo na esfera do consumidor costuma ser mais célere. Além disso, é importante estar ciente de que podem existir alguns custos envolvidos no processo, caso você tenha condições de arcar com as custas processuais, como as despesas com advogados e perícias, isso pode variar a depender de cada caso e da condição financeira da parte.



Comments


bottom of page